PALAVRA DO GRÃO MESTRADO PHO - SÃO PAULO
We provide a wide range of professional services to meet your needs. We promise to provide every service with a smile and to your highest level of satisfaction.
HISTÓRIA DA GRANDE LOJA NACIONAL – MOST WORSHIPFUL NATIONAL GRAND LODGE OF FREE AND ACCEPTED ANCIENT YORK MASONS, PRINCE HALL ORIGIN, NATIONAL COMPACT, USA
Antigo Maçom de York refere-se à linhagem do corpo maçônico em questão. De fato, o antigo Rito de York é o mais antigo de todos os ritos maçônicos praticados pela Grande Loja da Inglaterra, e deriva seu nome da cidade de York, onde a primeira Grande Loja foi formada ano de 926 e onde o rito foi estabelecido. Assim, o Rito de York é a origem de todos os outros ritos desenvolvimentos na sua forma peculiar.
Para ser mais específico, o título Antigo foi o título assumido por um corpo cismático de maçons que em 1738 se separou da Grande Loja da Inglaterra, e depreciativamente concedeu a esta última o título de "Modernos" uma vez que a Grande Loja regular havia feito mudanças no modo de reconhecimento e inovações no ritual. Mais ou menos nessa época "algumas dispensas ocorreram entre a Grande Loja de Londres e a de York, e os Irmãos secessionistas, aproveitando esta condição, assumiram, mas sem autoridade a Grande Loja de York o nome Antigo Maçom de York " (Dermon, Ahim Rezon p.63). A dissensão entre as duas Grandes Lojas da Inglaterra durou até 1813, mas não antes as duas terem atraído adeptos na América, Escócia e Irlanda. Depois de 1813, os dois corpos se consolidaram sob o título de Grande Loja Unida dos Antigos Maçons da Inglaterra; na América a reconciliação das duas Grandes Lojas ocorreu em 1817 na Carolina do Sul. Mas temos que ter em mente que as diferenças raciais na sociedade americana não alcançaram os maçons negros, neste período no entorno da formação Grande Loja Nacional a ser formada. Portanto, a Grande Loja Nacional, no momento de sua fundação, assumiu o nome e o título de “Antigo” (1) em um momento em que restava pouca conotação partidária.
MAÇOM DE YORK. A cidade de York, no norte da Inglaterra, é celebrada na história maçônica por ser o local onde a Maçonaria foi oficialmente reestabelecida no Reino da Inglaterra, com a primeira Grande Loja formada em 926 pelo Príncipe Edwin, irmão do Rei Aethelstan. Este último é responsável por ter cedido uma Carta Patente ao primeiro. É também na cidade no mesmo ano que a Constituição Gótica foi promulgada pela Assembleia Geral do Craft (Ofício), conforme o regulamento do ofício.
O Rito de York é, portanto, o Rito de York Antigo ao quais os Antigos e seus adeptos remeteram; e hoje é o único Rito praticado por todas as Lojas Inglesas e Americanas, embora possa ter se desviado um pouco de sua pureza original (2).
O Rito de York Antigo consistia originalmente em apenas três graus primitivos da Maçonaria Antiga, 1) Aprendiz Admitido, 2) Companheiro, 3) Mestre Maçom, mas neste país (Estados Unidos da América) outros foram adicionados a ele. 4) Maçom de Marca, 5) Past Master, 6) Excelente Mestre, 7) Santo Real Arco. Em alguns Estados, dois outros graus também são conferidos, os da Ordem da Realeza e Mestre Seleto, bem como a Ordem do Sumo Sacerdócio também é dada como um grau honorário ao Sumo Sacerdote de um Arco Real.
(...) Prince Hall Origin. Ao incluir esta denominação em seu nome, a Grande Loja Nacional tenta indicar que sua organização remonta à Carta Patente recebida por Prince Hall e para outros Irmãos, pela Grande Loja da Inglaterra em 1784, autorizando "Boston Smith, Thomas Saunderson e vários outros Irmãos de Boston, Nova Inglaterra, América do Norte, para constituir uma Loja regular de Maçons Livres e Aceitos". Também foi expedido um mandado com o objetivo de efetivar esse poder. Todas as Grandes Lojas do “National Compact” e suas Lojas subordinadas sempre usaram o termo “Origin” e nunca houve uma contestação judicial direta negando-lhes o uso do termo; pelo contrário, após a rebelião de várias Grandes Lojas subordinadas a Grande Loja Nacional, passaram a usar o termo Prince Hall Affiliate. Achando isso também insatisfatório, pois conotava subordinação a uma estrutura, organização ou corpo superior, elas mais tarde abandonaram completamente o termo afiliado, desde então, eles são conhecidos simplesmente como Maçom Prince Hall, enquanto aqueles pertencentes ao National Campact (Pacto Nacional) e professando afiliação à Grande Loja Nacional mantiveram em seu título o termo Prince Hall Origin, indicando a cadeia ininterrupta que os liga à Carta Patente dada a Prince Hall, configurada através da Loja Africana, nº 459.
Como a plena compreensão desse fato constitui o cerne deste trabalho, cabe aqui uma breve digressão sobre os fatos históricos. O argumento do autor deste livro é que a Grande Loja Nacional de Maçons Livres e Aceitos, Prince Hall Origin, National Compact traça sua origem a partir da autoridade concedida à Loja Africana, nº 459, que foi fundada em Boston por Prince Hall, em 6 de março de 1775, um homem de cor (3), livre, foi iniciado na Fraternidade Maçônica em Loja do Exército Britânico, numerada nº 441, com um mandado da Grande Loja da Irlanda. A partir daí, em 7 de março de 1784 Prince Hall, juntamente com outros, organizou a Loja Africana, nº 459 sob autorização da Grande Loja da Inglaterra. A Loja Africana nº 459 é a única fonte de Lojas Maçônicas de Cor (3) legítimas nos Estados Unidos.
No ano de 1847 existiam duas Grandes Lojas Maçônicas (de Cor) na Pensilvânia, e por patrocínio do Grão-Mestre da Grande Loja de Massachusetts (de Cor), foi realizada uma reunião dos representantes devidamente constituídos de nossas Grandes Lojas para sanar dissensões que haviam surgido na fraternidade Maçônica de Cor com referência particular às condições existentes na Pensilvânia. Como resultado deste conclave, foi estabelecida uma Grande Loja Nacional, também chamada de Pacto Nacional (National Compact), resultando, também, no ingresso das Grandes Lojas da Pensilvânia na Grande Loja Nacional, Pacto Nacional.
Entre 1847 e 1877, a Grande Loja Nacional funcionou inquestionavelmente como governante supremo do corpo maçônico nos Estados Unidos entre as pessoas de cor, e todas as Grandes Lojas dos Estados estavam a ela subordinadas.
Após 1877, dissensões dividiram os corpos maçônicos de cor, assim como a Guerra Civil Americana dividiu a nação em razão do poder Nacional vis-à-vis ao Estadual. As Grandes Lojas rebeldes começaram a alegar que o Pacto Nacional foi dissolvido em Wilmington em 1877. No entanto, nenhuma delas jamais produziu quaisquer documentos, atas ou registros para mostrar que aquela Grande Loja Nacional alguma vez votou contra a própria existência. (...). O propósito deste livro é, portanto, corrigir a impressão deixada por aqueles auto-intitulados porta-vozes da Maçonaria de Cor. Em particular, este trabalho foi escrito pela primeira vez por um Historiador designado pela Grande Loja Nacional, e sendo a única compilação da turbulenta história da “National Grand Lodge, Free and Accpted York Mason, Prince Hall Origin, National Compact” e sendo escrito por um Past Grão-Mestre do mesmo órgão, demonstrando e fornecendo provas, até agora nunca publicadas, que demonstrem conclusivamente que o Pacto Nacional nunca foi dissolvido; Em vez disso, funcionou e foi continuamente reconhecido por um grande número de Grandes Lojas subordinadas, e Lojas até os dias atuais.
Nota do tradutor
(1) A Mui Respeitável Grande Loja de Maçons Livres e Aceitos do York “Antigo”.
(2) É necessário notar que o livro foi escrito na década de 80.
(3) Do inglês original “colored”.
Tradução livre, agosto de 2022: Alexandre Arantes, 32º, Sereníssimo Grão Mestre.
This is the text area for a paragraph describing this service. You may want to give examples of the service and who may be able to benefit from it. This is the text area for a paragraph describing this service. You may want to give examples of the service and who may be able to benefit from it.
This is the text area for a paragraph describing this service. You may want to give examples of the service and who may be able to benefit from it.
What People Say About Us